segunda-feira, 20 de junho de 2011

Dicas de Alimentação para o Inverno



O inverno se aproxima e neste período sempre comemos mais do que precisamos. Pensando nisso, este é um motivo para você se preocupar com sua alimentação e manter a forma para não ganhar aqueles quilinhos indesejáveis. Segue abaixo algumas dicas de saúde que ajudarão você a manter sua saúde neste inverno.




1- Hidrate-se: Tome muita água, mesmo não estando com sede e abuse dos chás naturais sem açúcar e sem adoçantes.






2- Movimente-se:  PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA diariamente.


3- Mastigue muito bem os alimentos: Permaneça na mesa comendo e saboreando os alimentos pelo menos 30 minutos.


4- No café da manhã comece sempre comendo primeiro uma fruta. 


5- As nozes, castanhas, amêndoas são importantíssimas na alimentação, portanto, é mais um hábito que deve ser adquirido diariamente!




6- No almoço, não deixe de saborear um bela salada crua, esta deverá conter sempre 2 verduras de folhas –  uma verdura de folha verde escura (couve, agrião, rúcula, escarola, brócolis) e 1 vegetal cru  – que poderá ser temperada com pouco sal, limão ou vinagre e 1 colher de sobremesa de azeite extra virgem de oliva e óleo de linhaça (os óleos vegetais são importantes para o sistema imunológico e cardiovascular).


7- Depois da salada opte pelos pratos quentes, que deverá de preferência conter um grupo de arroz (os alimentos integrais são os ideais, mas nem sempre estão ao nosso alcance) + 1 grupo de leguminosas (feijão ou lentilha ou ervilha ou soja ou grão de bico), + 1 grupo da  proteína de origem animal, sendo: peixe, frango ou gado e não esquecer da fruta como sobremesa. Esta fruta pode ser assada no forno com canela. Não acrescente açúcar nem adoçante. Prefira os alimentos no seu sabor natural. 





8- O lanche da tarde também é importante, não se esqueça dele.


9- No jantar dê preferências para as comidas mais leves. As melhores opções num clima frio são as sopas de legumes, caldos, legumes recheados, tortas de legumes ao forno.  






10- Antes de dormir tome + 1 xícara de chá natural sem adoçante e açúcar. Além do benefício de aquecer seu corpo, os chás são potentes antioxidantes que combate os radicais livres e previne doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários alimentam o blog. Comente também!!!