terça-feira, 17 de maio de 2011

Para substituir o pãozinho do dia-dia: TAPIOCA


 Este alimento nutritivo, é feita com polvilho doce, água e uma pitada de sal. O polvilho é feito da mandioca, por isso, é isento de glúten. É importante insistir no preparo da tapioca. Encontrar o ponto certo da massa, não é tal fácil quanto imaginamos. Então, aí vai a receita da Tapioca da Personal.
Utensílios necessários: Travessa funda, peneira grossa, frigideira antiaderente.
Ingredientes: 1 copo de polvilho doce/ 1 pitada de sal/ algumas colheres de água filtrada. Opcional: ervas desidratadas: orégano/ manjericão.
Preparo: Colacar o polvilho em uma travessa, juntamente com o sal e as ervas. Misturar os ingredientes e hidratar a massa com a água. Este será o desafio... colocar a água aos poucos até obter uma massa hidratada sem que perca a forma. Misturar até obter uma consistência de cimento, ou seja, com forma firme. Passar a massa pela peneira, formando flocos finos. Levar a frigideira em fogo baixo e cubrir todo o fundo da frigideira com a massa. Virar depois de um minuto e colocar o recheio da sua preferência. Sugiro: queijo branco, geléias, cottage, tofú amassado.
IMPORTANTE: Para encontrar o ponto certo da massa, a quantidade de água é determinante.
- Não colocar muita água, pois o polvilho se espalha e você não consegue passar a massa na peneira.
- Se colocar pouca água, a massa não ficará hidratada o suficiente e quando for para o fogo, quebrará com facilidade. Isto significa que faltou água.
Faça o teste e NÃO DESISTA na primeira tentativa, depois de pagar o jeito fica fácil e simples!
  A massa da tapioca pode ser armazenada na geladeira por 3 dias.

Informação Nutricional: A tapioca com queijo branco tem em média, 250 calorias. Além de ser uma excelente fonte energética, a tapioca nutri as bactérias do intestino, melhorando a consistência das fezes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários alimentam o blog. Comente também!!!