segunda-feira, 2 de maio de 2011

A Harmonia da Suplementação

A suplementação de vitaminas, minerais ou de algum aminoácido, ou mesmo fibras, prebióticos, probióticos, eu estou bem acostumada a passar. Acredito muito que a suplementação potencializa a ação dos alimentos, é uma simbiose. Brinco que a suplementação isolada funciona 20%, a dieta isolada funciona 85%, as duas juntas 200%. Os resultados são incríveis e você atinge-os mais rápido. É importante combinar os nutrientes de forma certa, quantidade também e desmamar corretamente. Tem suplementos, como é o caso do ômega3, que não é interessante tomar por mais de 6 meses seguidos. Outro exemplo são as enzimas digestivas. É interessante usá-las no início do tratamento, para re-ensinar o corpo a produzir. Depois de 3 meses não pode mais usar pois o organismo precisa ser independente...

Os nutrientes precisam ser prescritos em harmonia, se pensarmos na natureza. Por ex., os vegetais verdes escuros têm magnésio, ferro, manganês, fosforo, cálcio... entre outros, nas quantidades adequadas para melhor BIODISPONIBILIDADE (aproveitamento do corpo) tudo junto, da mesma forma o leite materno tem todos os nutrientes de forma harmônica para sua perfeita absorção, já o que acontece com o leite de vaca é um completo desequilíbrio, tem muito sódio, muito cálcio e pouco dos outros nutrientes, o que acontece que nosso organismo não consegue aproveitar quando da mesma forma. Alguns nutrientes isoladamente funcionam, como ex. da vit. C, mas pra algumas fontes, se pensarmos no Ferro, sua absorção é melhor com a vit. C. Bom é tanta coisa.

A proporção (veja, não é a quantidade em gramas) é muito importante. O  LV tem a proporção dos minerais diferente que encontramos por exemplo quando comparado a um pêssego: proporção de 3:1 potássio e sódio, um pêssego pode chegar a 170:1. Magnésio e cálcio numa couve a proporção é de 2:1, no LV é de 1: 9.

Devemos imitar a natureza, que nos mostra um balanço de nutrientes. Todos juntos, não comemos na natureza somente o magnésio, agora o cromo. Bem... No mês que vem vou comprar uma alface com zinco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários alimentam o blog. Comente também!!!